CONTEXTO DE CRIAÇÃO

Foi constituída em 30 de Setembro de 2013 a Câmara Internacional de Negócios e Foz do Iguaçu e Multipaíses – CINFOZ, com sede em Foz do Iguaçu – PR, formada pelos seguintes associados:

- Tulio Marcelo Denig Bandeira – Presidente
- Agnaldo José Guimarães – 1º Vice Presidente
- Jorge Edson Ribeiro – 2º Vice Presidente
- Alfredo Bandeira Bohn – Diretor do Conselho Administrativo
- Claudivan Fernando Pasinatto – Diretor Executivo
- Lucas Cesar Bohn – Diretor de Finanças e Auditoria
- Ronaldo Gomes Ferreira – Diretor de Comercio Exterior
- Adoaldo Renato Lenzi Junior – Diretor de Relações Governamentais
- Samir Ali Jaber – Diretor de Associação

Seu objetivo foi definido como fomento das relações econômicas e culturais entre o Brasil e Multipaíses.

Visando ampliar o escopo de atuação e posicionar a Câmara e um polo de forte impacto socioeconômico, a sede da CINFOZ em Foz do Iguaçu, que está no eixo central dos países fundadores do Mercosul.

A região de Foz do Iguaçu está no centro de três países do bloco regional do Mercosul, constituída como união aduaneira (livre comercio e política comercial comum) entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

OBJETIVO

Fortalecer as relações comerciais, industriais, tecnológicas, sociais, culturais e turísticas entre o Brasil e tais países, atuando como promotora do desenvolvimento dessas relações, uma missão singular e expressiva.

A CINFOZ promove essas relações por meio eventos de aproximação de povos, troca de conhecimentos técnicos entre executivos e empreendedores desses países.

PRINCIPAIS SERVIÇOS

- Busca de importadores e exportadores;

- Prospecção e agendamento de reuniões com potenciais parceiros comerciais;

- Informações e benefício para investimentos;

- Publicação e divulgação de oportunidades de negócios entre países;

- Serviço de indicação de parceiros comerciais;

- Estímulo a iniciativas empreendedores que unam jovens e adultos de vários países, com apoio da tecnologia digital;

- Pesquisas de mercado no Brasil e nos países de interesse

- Organização e recepção de missões comerciais dos países envolvidos;

- Informações sobre impostos e taxas de importação e exportação;

- Assessoria em logística e comercio exterior;

- Identificação de recursos públicos disponíveis para apoio ao empreendedorismo Multipaíses.

ESTRATÉGIA

Cada País deve comercializar os itens onde desenvolveu vantagens competitivas, para sua expansão. No entanto, as barreiras protecionistas criam restrições como quotas de importação, tarifas, barreiras não tarifarias e subsídios, limitando e em alguns casos até impedindo bens e serviços.

A estratégia moderna passa pela de blocos regionais onde o comercio e estimulado e barreiras tentativamente liberadas ou flexibilizadas.

A Câmara tem sede no Brasil, em Foz do Iguaçu, mas buscara, a relação comercial com países chaves de determinados blocos econômicos, para fortalecer a economia regional.

DENTRO DO MERCOSUL

A Região de Foz do Iguaçu está no centro de três países do bloco regional do Mercosul e, por isso, deve se fazer representativa dos interesses de empresários que provenham destes países, embora sediada em um Município do Brasil. A singularidade de sua posição, articulando estes países, e plena de símbolos que evocam a união do bloco regional, lhe dá a vocação para esta iniciativa de grupos e e empresários e pessoas para este comum pensamento.

Constituída como união aduaneira (livre comercio intrazona e política comercial comum) integra Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela já teve sua entrada ratificada pelos países membros, com exceção do Paraguai. A região e forte e já afirmou acordos importantes com Países que foram objeto da Câmara em sua constituição original, a saber; a) em 2007, Israel assinou acordo de livre comercio com o bloco; e b) em 2010 foi a vez do Egito.

Cerca de 90% das mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifa de importação. Alguns setores, porém, mantém barreiras tarifárias temporárias, que deverão ser reduzidas gradualmente. Além da extinção de tarifas internas, o MERCOSUL estipula a união aduaneira, com a padronização das tarifas externas para diversos itens. Ou seja: os países-membros comprometem-se a manter a mesma alíquota de importação para determinados produtos. Os países-membros totalizam uma população de 206 milhões de habitantes e um PIB de 1,1 trilhão de dólares.

A sede do MERCOSUL se alterna entre as capitais desses países. Segundo cláusula de 1996 só integram o MERCOSUL nações com instituições políticas democráticas. Chile e Bolívia são membros associados, assinando tratado para a formação de zona de livre comércio, mas não entram na união aduaneira.

CONCLUSÃO

Por fim, a estratégia é fortalecer as relações comerciais, industriais, tecnológicas, sociais, culturais e turísticas entre o Brasil e tais países, atuando a entidade como promotora, intermediadora dessas relações, e missão singular e expressiva.

A forma como isto pode ser feito de maneira diferenciada e apostando no aspecto sociocultural, com eventos, aproximação de povos, edificando uma troca de conhecimentos técnicos permanentes e uma rede, via meio digital, eletrônico, entre jovens executivos e empreendedores destes países.

O meio digital dará a possibilidade de se transformar em uma Câmara MULTIPARTITE, sem o constrangimento de limites geográficos que em geral definem as câmeras como binacionais e não mais que isso.

TURISMO – CULTURA – EMPREENDEDORISMO – MIDIA DIGITAL – TECNOLOGIA DA INFORMACAO

Talvez pela primeira vez uma câmera de comercio se inicie pelos aspectos sociais, culturais e turístico, para então, atingido amago das relações comerciais que a atividade empreendedora multipartiste, apoiada pela tecnologia digital.

Rolar para cima